NOVIDADES E PROMOÇÕES

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado pela abertura do Projeto Destino Certo

05 DE Junho DE 2018
Imagem

Bella Città Shopping e Senac dão início oficial a segunda edição do projeto que se estende por todo o mês

Com a ideia de conscientizar estudantes da rede pública, privada e superior com temas ligados à sustentabilidade, o Bella Città Shopping e o Senac Passo Fundo deram o ponta pé inicial a segunda edição do Projeto Destino Certo. Na palestra de abertura da ação deste ano, realizada na manhã desta terça-feira, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, estiveram presentes autoridades, representantes das escolas, imprensa e mais de 200 alunos de ensino médio do Colégio Marista Conceição e ainda das turmas de odontologia e arquitetura e urbanismo da IMED.

O evento de abertura contou com a palestra “4Rs: Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, ministrada pelo produtor cultural e professor, Beto Mayer. O palestrante destacou aos presentes a importância que as gerações futuras têm em desenvolver o hábito e a consciência da preservação ao meio que vivemos. “É através de ações como estas que podemos fomentar a participação dos nossos jovens como promotores das ações conservacionistas de nossa casa, bairro, cidade planeta”, destacou.

Para a estudante do primeiro ano do ensino médio do Colégio Marista Conceição, Gabriela Ribeiro, de 15 anos, são ações como estas que ajudam a conscientizar as pessoas de que uma mudança no modo de pensar e agir de cada um precisa acontecer o mais breve possível. “Se não ocorrer uma mudança no comportamento de cada um, danos mais graves podem acontecer no futuro, ou seja, é imprescindível que cada um se conscientize e cuide do meio ambiente”, relatou a jovem.

Nesta segunda edição, o Projeto Destino Certo cresceu e expandiu o olhar para os jovens, inserindo palestras na programação com profissionais ligados as áreas de reciclagem, descarte correto e conscientização ambiental. Conforme a gerente Geral do Bella Città Shopping, Nadia Jeziorski Hartmann, o início das palestras foi um sucesso, onde se pode perceber que existe disposição nas pessoas em relação ao assunto. “Todos têm interesse em fazer o "algo a mais", só falta saber por onde começar. Com as palestras que seguirão nas próximas semanas, os alunos poderão vivenciar para onde vai o resíduo que descarta o que acreditamos que despertará mais ainda o interesse sobre o tema”, destacou a gerente. Para a diretora da escola Senac Passo Fundo, Lisiane de Cássia Tier Martins, a união entre o Bella Città e o Senac consolida ainda mais o projeto. “Para nós do Sistema Fecomércio Senac é motivo de muito orgulho nesta segunda edição fortalecermos o Projeto Destino Certo. Ele foi idealizado em 2016, no qual tínhamos a preocupação de desenvolver ações socioambientais gratuitas a toda comunidade. Poder fazer essa parceria com o Bella Città fortalece ainda mais essas ações a que o Senac se propõe”, relatou a diretora.

Durante todo mês de junho ocorrem encontros em todas as terças-feiras, com temas relacionados à coleta de resíduos e ao meio ambiente. “O tema sustentabilidade está cada vez mais presente nas novas gerações. São as crianças e adolescentes que colocam em prática hábitos cada vez mais saudáveis e cobram de seus pais e avós que façam o mesmo. Se conseguirmos fazer com que, além de praticar, o jovem passe a entender o processo após o descarte do lixo, a adesão a essas boas práticas se torna ainda mais intensas”, reforça Nadia. Após a palestra de abertura, os estudantes visitaram a exposição que leva o nome do projeto onde puderam ver de perto os fluxogramas que demonstram de forma clara como funciona todo o processo de coleta, transporte, separação, classificação, descontaminação e destinação dos resíduos.

A previsão é de envolver ao todo mais de mil estudantes nos quatro dias de encontros. Na próxima terça-feira (12), acontece a segunda palestra com o tema “Destinação e disposição final de resíduos industriais”, ministrada pela Engenheira Química da empresa Cetric, uma das apoiadoras do Projeto, Loana Defaveri Fortes.

A Coleta

Para descartar materiais como pilhas, papéis, eletroeletrônicos, plásticos, latas, vidros, lâmpadas e contribuir com o meio ambiente, pessoas físicas podem deixar os produtos no Ponto de Coleta, localizado no estacionamento do subsolo do Bella Città, com entrada pela Avenida Sete de Setembro. Lâmpadas tem controle de descarte de 5 unidades por CPF, com recebimento total limitado a 5,000. Os demais resíduos podem ser descartados de forma ilimitada por CPF. O recolhimento e a destinação correta são de responsabilidade das empresas parceiras do projeto.