NOVIDADES E PROMOÇÕES

Projeto Destino Certo alerta sobre o descarte de lâmpadas e pilhas

12 DE Junho DE 2018
Imagem

Segunda palestra da programação destaca os perigos do contato destes materiais com o meio ambiente

Muita gente já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes quando queimam? Esses materiais possuem alto índice de mercúrio e chumbo, metais nocivos à saúde do organismo e do ambiente. Por causa desses fatores, o descarte incorreto de lâmpadas, como no lixo comum, pode causar enormes problemas ambientais.

Com a finalidade de conscientizar os adolescentes sobre os perigos de se fazer o descarte incorreto destes materiais, a engenheira química da empresa CETRIC, uma das parceiras do Projeto Destino Certo, Loana Defaveri Fortes, ministrou a segunda palestra desta edição, na manhã desta terça-feira, 12 de junho. “Sempre temos que unir esforços em projetos como este para alcançar cada vez mais pessoas, e os jovens devem ser o público principal, devido à importância de orientar este público quanto ao consumo e o descarte ambientalmente correto de lâmpadas esgotadas”, destaca a engenheira.

Cerca de 250 alunos do ensino médio dos colégios Bom Conselho, Menino Deus e Notre Dame de Passo Fundo participaram do encontro que teve como tema “Destinação e disposição final de resíduos industriais”. A CETRIC é parceira do Destino Certo desde a primeira edição, realizada em 2017 e trabalha com a coleta, transporte, recepção, tratamento e destinação final dos resíduos que recebe. “Sempre temos que unir esforços para saudar projetos como este atingindo cada vez mais entidades e pessoas. Juntos sempre seremos mais fortes”, finaliza Loana. No projeto, a empresa é responsável por recolher e destinar da forma correta materiais como lâmpadas, pilhas e baterias.

Até o fim de junho mais de mil estudantes devem participar dos encontros que ocorrem em todas as terças-feiras, com temas relacionados à coleta de resíduos e ao meio ambiente. A próxima acontece no dia 19 de junho e recebe alunos de ensino fundamental do Colégio Bom Conselho e da Escola Municipal Urbano Ribas. A palestra fica por conta do sócio proprietário da empresa Recycle, Jerri Antônio Bilibio, também parceira do Projeto.

A Coleta

Para descartar materiais como pilhas, papéis, eletroeletrônicos, plásticos, latas, vidros, lâmpadas e contribuir com o meio ambiente, pessoas físicas podem deixar os produtos no Ponto de Coleta, localizado no estacionamento do subsolo do Bella Città, com entrada pela Avenida Sete de Setembro. Lâmpadas tem controle de descarte de 5 unidades por CPF, com recebimento total limitado a 5,000. Os demais resíduos podem ser descartados de forma ilimitada por CPF. O recolhimento e a destinação correta são de responsabilidade das empresas parceiras do projeto.