NOVIDADES E PROMOÇÕES

Descarte de óleo de cozinha é novidade na terceira edição do Projeto Destino Certo

05 DE Junho DE 2019
Imagem

Até 29 de junho, clientes e visitantes do Shopping podem fazer o descarte do óleo e demais materiais no Ponto de Coleta

A cada litro de óleo jogado no ralo torna impróprio para o uso cerca de um milhão de litros de água potável. O impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e, ao mesmo tempo, consomem muito oxigênio, o que provoca a morte da fauna aquática. Para diminuir estes impactos, o Bella Città Shopping e o Senac/Sistema Fecomércio, agregaram a terceira edição do Projeto Destino Certo um ponto de coleta de óleo de cozinha, demanda que era solicitada pelos clientes desde a primeira edição.

A campanha que teve início em 2017, arrecadou até agora mais de 25 toneladas de resíduos que tiveram o descarte correto. “A essência do projeto está em transformar a forma de pensar das pessoas, despertar a conscientização sobre o uso responsável e preservação dos recursos naturais. Acreditamos que dessa forma estamos contribuindo com o desenvolvimento e tornando o mundo um lugar melhor para viver”, explica a diretora da escola Senac Passo Fundo, Lisiane de Cássia Tier Martins. Desde a primeira edição, são parceiras do projeto as empresas Recycle e Repasso, especializadas na área da reciclagem e destinação correta de resíduos, além da Prefeitura de Passo Fundo. Na terceira edição somam esforços as empresas Faros, Green Recicla Pilhas e Reciclus.

A novidade deste ano desperta na população o interesse pelo ato consciente no momento do descarte do óleo de cozinha. “O Bella Città Shopping efetua esse recolhimento diariamente das lojas de alimentação, evitando que esse resíduo vá parar em destino incerto. A empresa que faz o recolhimento desse resíduo, já o faz por mais de 15 anos e achamos necessário que a população também tenha o benefício e a consciência de efetuar o descarte de forma correta”, destaca a gerente Geral do Bella Città Shopping, Nadia Jeziorski Hartmann. 

Além do óleo, durante todo o mês, clientes e a população em geral podem realizar o descarte de materiais como papéis, pilhas, lâmpadas, vidros, latas, eletroeletrônicos e plásticos. Quem realiza o descarte, pode levar para casa uma muda de tempero ou chá para plantar e manter viva a essência do projeto pioneiro na região norte do Estado. O recolhimento e a destinação correta fica por conta das empresas parceiras do projeto. O Ponto de Coleta está localizado no estacionamento subsolo do Bella Città Shopping (entrada pela Av. Sete de Setembro), com horário de funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 22h.